O jornalista Thomas Stewart, editor da revista Fortune e autor do best seller Capital Intelectual.
A Nova Vantagem Competitiva das Empresas define o capital intelectual como a soma de conhecimento, informação, experiência e propriedade intelectual de uma empresa ou nação.
Para ele, a riqueza depende da sinergia desses fatores, é o produto do conhecimento.
"O conhecimento é o único ativo que se mantém capaz quando o resto entra em crise", diz Ricardo de Almeida Prado Xavier, presidente da Manager.
O capital intelectual é a principal fonte de riqueza tanto das organizações quanto dos indivíduos. Porque é ele que vai indicar as tendências, oportunidades (ou ameaças), capacidade de inovação e crescimento de uma empresa - ou carreira.
Nesse cenário, a inteligência organizacional passa a desempenhar o papel principal.
Como deve agir a empresa voltada para o conhecimento:
- Descobrir o potencial do conhecimento da organização e administrá-lo adequadamente.
- Interligar as estratégias da empresa com o capital intelectual existente (funcionários, clientes, fornecedores, parceiros).
- Transformar os funcionários em parceiros. Na era do conhecimento, os trabalhadores precisam estar completamente envolvidos com os projetos da empresa.
Apenas quem desenvolve o espírito de liderança e conseguir entender as implicações das mudanças em seu trabalho poderá ser um instrumento útil para que a empresa esteja preparada para enfrentar as bruscas mudanças.
As empresas precisam dar autonomia para seus colaboradores, para que eles se sintam como empreendedores, responsáveis pelo sucesso da organização.
- Ampliar a comunicação (interna e externa). - Investir em treinamento e incentivar a troca de informações.
- O gerente deve descobrir as habilidades dos integrantes de sua equipe e assegurar-se de que a experiência de cada funcionário está sendo "explorada" adequadamente
Novo modelo administrativo valoriza talentos
Na era da informação, o ser humano passa a ter grande importância (para isso, precisa agregar valor à equipe).
O indivíduo passa a valer o quanto sabe. É o que o trabalhador sabe que também vai determinar seu salário. Veja o que você gosta de fazer, e tente ser o melhor nisso.
É fundamental buscar o conhecimento constantemente, estudar, estar atento às mudanças e tendências. Prepare-se portanto para queimar pestanas. Nada é de graça na vida, muito menos o conhecimento.
Para o sueco Leif Edvinsson, diretor da Skandia, companhia de seguros e serviços financeiros com sede na Suécia, o ideal seria o indivíduo utilizar 80% do seu tempo em busca de novas habilidades.
Leif Edvinsson foi o primeiro executivo a gerenciar o capital intelectual de uma empresa e tem obtido excelentes resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário