sábado, 27 de novembro de 2010

Gerenciamento do Conhecimento

Muito se fala em Gestão do Conhecimento porém, não podemos nos esquecer da importância do gerenciamento desse conhecimento, já que quando bem gerenciado, ele trará benefícios a toda a organização. Para isso, é necessário registrar o conhecimento dos colaboradores, registrar as melhores práticas, a fim de obter eficiência e eficácia no desenvolvimento das atividades e também disponibilizar o conhecimento gerado e os bons resultados obtidos através dele para todos os colaboradores.

O profissional na era do conhecimento

O profissional na era do conhecimento

Nos últimos anos tem se discutido a importância da informação como vantagem competitiva.

O tema Gestão do Conhecimento tornou-se disciplina em diversos cursos superiores de Administração.

Tem poder quem detém o conhecimento.

Empresas procuram transformar o conhecimento tácito, presente apenas na mente de seus colaboradores, em conhecimento explícito, registrado e incorporado à estrutura organizacional. Já colaboradores procuram absorver o conhecimento empresarial, tornando-se profissionais mais qualificados e experientes.

Atualmente com o avanço e barateamento do setor de informática, a informação ficou disponível a todos. Basta buscá-la na Internet, basta fazer uma pesquisa em algum site de busca e obter a informação desejada. Segredos empresariais se tornaram raros. A informação pertence a todos.

Com isso, ter informação não significa mais vantagem competitiva. Vantagem competitiva tem quem sabe usar a informação disponível em favor da organização. Aí entra a importância do profissional, ele deve ser capaz de filtrar a informação relevante da não-relevante, de entender onde e como tal dado trará vantagens para a empresa e usar esses dados para sair na frente, para ser destaque no mercado tão acirrado e competitivo.

O setor de Recursos Humanos tem se tornado cada vez mais estratégico, pois cabe a ele contratar o profissional certo, o profissional capaz de selecionar a informação relevante e incorporá-la ao seu trabalho de forma a trazer vantagem competitiva. Cada vez mais o RH terá papel fundamental no sucesso da organização porque é ele quem contrata.

O conhecimento e a tecnologia estando disponível a todos, terá sucesso à organização que tiver profissionais diferenciados, capazes de usar a informação e tecnologia, que não é exclusividade de ninguém, de forma a impulsionar à organização num patamar acima de seus concorrentes.

Gestão do Conhecimento

GESTÃO DO CONHECIMENTO


A gestão do conhecimento no cotidiano das empresas
As atividades de uma empresa de qualquer porte e setor dependem, fundamentalmente, da obtenção, retenção e uso adequado de conhecimentos técnico-gerenciais para a formulação de estratégias e a tomada de decisão. Neste caso, necessitam conhecer e utilizar métodos e instrumentos de gestão da informação e do conhecimento que possibilitem sua sobrevivência e expansão em ambientes cada vez mais competitivos. É necessário e urgente que as empresas aprendam a mapear, registrar, organizar e compartilhar o conhecimento organizacional, de forma a utilizá-lo a seu favor, conveniência e sustentabilidade.

O Curso de Capacitação em Aplicações para a Gestão Estratégica do Conhecimento objetiva preencher esta lacuna existente no mercado, que até o momento privilegiou conteúdos programáticos essencialmente teóricos, e capacita profissionais dos setores público e privado a identificar e aplicar os conceitos e ferramentas práticas de gestão do conhecimento no cotidiano das empresas como um fator decisivo de produção, diferenciação e competitividade.
Entenda o básico sobre gestão da informação e do conhecimento: imagine uma área da empresa onde o conhecimento importante está todo na cabeça de um especialista e ele resolveu ir embora. O que fazer para evitar isso?

Vivemos em uma era em que o conhecimento está disponível a todo instante, a um clique de nossas mãos. A internet é uma biblioteca virtual instalada dentro da casa de cada um de nós, portanto, somos freqüentemente bombardeados com informações em tempo real. Isso, algumas vezes, até nos desvia de nosso foco principal.
Além disso, devido à enorme quantidade de informações disponíveis, grande parte do que acessamos é lido de maneira superficial, de forma rápida. O título de destaque e as poucas linhas que descrevem a chamada tornaram-se mais importantes do que o conteúdo da matéria e sua real compreensão.
No passado, o acesso à informação era mais restrito, porém o conhecimento do contexto, o entendimento do conteúdo e a visão mais aprofundada dos assuntos eram maiores. Houve tempos em que a informação era considerada moeda corrente. A pessoa bem informada obtinha vantagens competitivas e dava saltos à frente dos menos privilegiados. Não se pode afirmar que estes tempos tenham acabado por completo.
Hoje, o acesso à informação não é mais privilégio de poucos, mas continua sendo valioso. Por isso, o grande segredo é saber gerenciar dados estratégicos para poder utilizá-los da melhor forma possível.
Este é o enorme impasse que as empresas enfrentam, pois, atualmente o ?pulo do gato? está na gestão do conhecimento. Muitas informações importantes e detalhes dos processos de trabalho estão guardados apenas nas mentes dos profissionais. O desafio é manter a sabedoria e o conhecimento dentro de ?casa?, mesmo depois que um colaborador deixa a companhia.
Criar processos
Desta forma, cada vez mais, a gestão da informação e do conhecimento transforma-se em um recurso valioso para as companhias. Por isso, deve-se priorizar a criação e a implementação de processos que organizem e sistematizem a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa.
Estes mecanismos e processos devem ser elaborados para assegurar que a empresa maximize o valor de um dos mais importantes recursos competitivos nos dias de hoje – o conhecimento.
O conhecimento é um bem intangível. É uma combinação de dados que, tratados e contextualizados, fornecem soluções essenciais no processo de tomada de decisões em todos os níveis de uma corporação. As informações navegam nas áreas de vendas, marketing, publicidade, serviços, operações e administração das companhias, colaborando com ações estratégicas e criando oportunidades de negócios.
Imagine a área de uma empresa onde o conhecimento é proveniente única e exclusivamente da mente de seu gestor. Digamos que este colaborador deixe a companhia. Provavelmente você já viu isso de perto ou ouviu dizer que aconteceu, correto? Levando em consideração que vivemos em uma economia baseada na informação e o sucesso das corporações depende muito da capacidade de gestão do conhecimento e da manutenção da inteligência organizacional, é essencial que as empresas busquem a criação de um mecanismo para gerenciar este conhecimento organizacional.
Caso contrário, como no exemplo acima, a falta de uma única peça irá comprometer os resultados e gerar um impacto negativo no desempenho de determinada área ou até da companhia inteira.