sábado, 27 de novembro de 2010
Gerenciamento do Conhecimento
O profissional na era do conhecimento
O profissional na era do conhecimento
Nos últimos anos tem se discutido a importância da informação como vantagem competitiva.
O tema Gestão do Conhecimento tornou-se disciplina em diversos cursos superiores de Administração.
Tem poder quem detém o conhecimento.
Empresas procuram transformar o conhecimento tácito, presente apenas na mente de seus colaboradores, em conhecimento explícito, registrado e incorporado à estrutura organizacional. Já colaboradores procuram absorver o conhecimento empresarial, tornando-se profissionais mais qualificados e experientes.
Atualmente com o avanço e barateamento do setor de informática, a informação ficou disponível a todos. Basta buscá-la na Internet, basta fazer uma pesquisa em algum site de busca e obter a informação desejada. Segredos empresariais se tornaram raros. A informação pertence a todos.
Com isso, ter informação não significa mais vantagem competitiva. Vantagem competitiva tem quem sabe usar a informação disponível em favor da organização. Aí entra a importância do profissional, ele deve ser capaz de filtrar a informação relevante da não-relevante, de entender onde e como tal dado trará vantagens para a empresa e usar esses dados para sair na frente, para ser destaque no mercado tão acirrado e competitivo.
O setor de Recursos Humanos tem se tornado cada vez mais estratégico, pois cabe a ele contratar o profissional certo, o profissional capaz de selecionar a informação relevante e incorporá-la ao seu trabalho de forma a trazer vantagem competitiva. Cada vez mais o RH terá papel fundamental no sucesso da organização porque é ele quem contrata.
O conhecimento e a tecnologia estando disponível a todos, terá sucesso à organização que tiver profissionais diferenciados, capazes de usar a informação e tecnologia, que não é exclusividade de ninguém, de forma a impulsionar à organização num patamar acima de seus concorrentes.
GESTÃO DO CONHECIMENTO

As atividades de uma empresa de qualquer porte e setor dependem, fundamentalmente, da obtenção, retenção e uso adequado de conhecimentos técnico-gerenciais para a formulação de estratégias e a tomada de decisão. Neste caso, necessitam conhecer e utilizar métodos e instrumentos de gestão da informação e do conhecimento que possibilitem sua sobrevivência e expansão em ambientes cada vez mais competitivos. É necessário e urgente que as empresas aprendam a mapear, registrar, organizar e compartilhar o conhecimento organizacional, de forma a utilizá-lo a seu favor, conveniência e sustentabilidade.
O Curso de Capacitação em Aplicações para a Gestão Estratégica do Conhecimento objetiva preencher esta lacuna existente no mercado, que até o momento privilegiou conteúdos programáticos essencialmente teóricos, e capacita profissionais dos setores público e privado a identificar e aplicar os conceitos e ferramentas práticas de gestão do conhecimento no cotidiano das empresas como um fator decisivo de produção, diferenciação e competitividade.
Entenda o básico sobre gestão da informação e do conhecimento: imagine uma área da empresa onde o conhecimento importante está todo na cabeça de um especialista e ele resolveu ir embora. O que fazer para evitar isso?
Além disso, devido à enorme quantidade de informações disponíveis, grande parte do que acessamos é lido de maneira superficial, de forma rápida. O título de destaque e as poucas linhas que descrevem a chamada tornaram-se mais importantes do que o conteúdo da matéria e sua real compreensão.
No passado, o acesso à informação era mais restrito, porém o conhecimento do contexto, o entendimento do conteúdo e a visão mais aprofundada dos assuntos eram maiores. Houve tempos em que a informação era considerada moeda corrente. A pessoa bem informada obtinha vantagens competitivas e dava saltos à frente dos menos privilegiados. Não se pode afirmar que estes tempos tenham acabado por completo.
Hoje, o acesso à informação não é mais privilégio de poucos, mas continua sendo valioso. Por isso, o grande segredo é saber gerenciar dados estratégicos para poder utilizá-los da melhor forma possível.
Este é o enorme impasse que as empresas enfrentam, pois, atualmente o ?pulo do gato? está na gestão do conhecimento. Muitas informações importantes e detalhes dos processos de trabalho estão guardados apenas nas mentes dos profissionais. O desafio é manter a sabedoria e o conhecimento dentro de ?casa?, mesmo depois que um colaborador deixa a companhia.
Criar processos
Desta forma, cada vez mais, a gestão da informação e do conhecimento transforma-se em um recurso valioso para as companhias. Por isso, deve-se priorizar a criação e a implementação de processos que organizem e sistematizem a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa.
Estes mecanismos e processos devem ser elaborados para assegurar que a empresa maximize o valor de um dos mais importantes recursos competitivos nos dias de hoje – o conhecimento.
O conhecimento é um bem intangível. É uma combinação de dados que, tratados e contextualizados, fornecem soluções essenciais no processo de tomada de decisões em todos os níveis de uma corporação. As informações navegam nas áreas de vendas, marketing, publicidade, serviços, operações e administração das companhias, colaborando com ações estratégicas e criando oportunidades de negócios.
Imagine a área de uma empresa onde o conhecimento é proveniente única e exclusivamente da mente de seu gestor. Digamos que este colaborador deixe a companhia. Provavelmente você já viu isso de perto ou ouviu dizer que aconteceu, correto? Levando em consideração que vivemos em uma economia baseada na informação e o sucesso das corporações depende muito da capacidade de gestão do conhecimento e da manutenção da inteligência organizacional, é essencial que as empresas busquem a criação de um mecanismo para gerenciar este conhecimento organizacional.
Caso contrário, como no exemplo acima, a falta de uma única peça irá comprometer os resultados e gerar um impacto negativo no desempenho de determinada área ou até da companhia inteira.