O que é um superdotado?
Indivíduos dotados de habilidades relevantes em níveis significativamente acima daqueles das pessoas em geral. Existem superdotados em inteligência, criatividade, sociabilidade e liderança, psicomotricidade, artes plásticas, drama, música, habilidades acadêmicas, etc.
O que é um QI?
O QI (quociente de inteligência) é um número obtido pela comparação entre os acertos de um indivíduo cujo nível de habilidade mental se quer conhecer e o de uma população de referência num determinado teste padronizado. Com isso, tem-se uma medida relativa da capacidade intelectual, estabelecida em função de comparações.
O QI realmente mede a Inteligência?
Não existe uma "inteligência" única, universal, aplicável a todas as situações independente de contexto. O que o QI mede é um conjunto habilidades mentais relevantes. Mais especificamente, ele quantifica uma aptidão verbal e lógico-matemática de importância significativa para sociedades ocidentais urbanas, sendo útil para a previsão do rendimento escolar e da aquisição de competências envolvendo o uso do conhecimento formal, abstrato e simbólico.
Como se interpreta o nível de QI?
O QI é um número que estatisticamente compara os acertos de um indivíduo num teste padronizado com os acertos típicos de uma população da mesma faixa etária. Aqueles que acertam dentro da média das pessoas da sua idade apresentam um QI de 100, enquanto que valores acima ou abaixo disso indicam acertos respectivamente acima ou abaixo da média. Em linhas gerais, pode-se dizer que:
Um QI menor ou igual a 74 indica limitações mentais significativas;
Um QI entre 75 e 89 representa o limite inferior da normalidade;
Um QI entre 90 e 110 é o nível mediano;
Um QI entre 111 e 125 é o limite superior da normalidade;
Um QI maior ou igual a 126 indica superdotação intelectual.
Os portadores do 2° Grau tem um QI médio de 110, os portadores de curso superior tem um QI médio de 120 e os pós-graduados costumam ter um QI médio na faixa dos 130.
O que é um superdotado em QI?
É alguém que tenha um resultado em testes de QI que o coloque acima da grande maioria das pessoas. O valor exato desse ponto de corte depende mais de uma preferência do que de critérios técnicos, havendo quem adote o QI de 120 (acima de 90% das pessoas) como divisor de águas e outros os QIs de 133 (acima de 98%), 137 (acima de 99%), 140 (acima de 99.4%) e outros. Um critério com o qual a maioria concorda seria um QI de 126 (acima de 95% das pessoas). Geralmente essas pessoas apresentam grande capacidade para resolver problemas, realizar deduções, produzir inferências e realizar tarefas mentais como um todo.
Como surge um superdotado?
Apesar de todas as dúvidas que ainda permanecem com relação ao assunto, os indivíduos de altas habilidades intelectuais como um todo tendem a apresentar um histórico de vida caracterizado pela interação com ambientes ricos em complexidade, lógica simbólica e organização, o que costuma se apresentar como:
Familiares próximos com elevado nível de escolaridade;
Cultura familiar que valoriza a cultura e o saber;
Freqüência a boas escolas;
Farto contato com material de leitura;
Infância bilingüe e/ou com experiências internacionais;
Interação com computadores e com a Internet.
Além dos fatores ambientais, também existem possíveis componentes genéticos cujo impacto global é ainda desconhecido, podendo variar de 20% a 80% conforme o pesquisador.
Qual a diferença entre genialidade e superdotação?
Os termos "gênio" e "superdotado" não correspondem à mesma coisa, embora possa haver uma correlação entre os dois fenômenos. Especificamente:
Superdotados: Indivíduos dotados de habilidades relevantes em níveis significativamente acima daqueles das pessoas em geral;
Gênios: Indivíduos que mostram desempenho extraordinário em uma ou mais atividades humanas relevantes, produzindo contribuições extraordinárias.
Muitas vezes superdotados tornam-se gênios, ou gênios são superdotados, mas nem sempre. Em outras palavras, existem superdotados que não são gênios e gênios que não são superdotados.
Que tipo de especialista deve ser procurado?
Em termos de profissionais e instituições, no Brasil lamentavelmente existem poucos psicólogos, educadores, escolas e centros com formação adequada para lidar com os indivíduos de altas habilidades. Pior ainda, os poucos que existem são, em sua maioria, de competência e eficácia duvidosas. As poucas exceções geralmente envolvem pesquisadores universitários.
Na falta de serviços especializados de boa qualidade, devem ser procurados profissionais e instituições que demonstrem bom senso com relação ao assunto. A simples disposição de aplicar um teste padronizado e, caso seja confirmada uma habilidade excepcional, de tratar o aluno de forma diferenciada dos demais (sem forçá-lo a se enquadrar no esquema pedagógico da maioria) já é um bom sinal. Devem ser evitados aqueles que desdenham cegamente dos testes (ao invés de usá-los com consciência das suas limitações), que se recusam a considerar qualquer tipo de tratamento diferenciado (ao invés de tentar alguma forma de tratamento individual), que tentem sempre fazer com que o aluno se adeque ao padrão da maioria (ao invés de reconhecer as diferenças individuais) ou que insistam que todos são igualmente inteligentes (ao invés de reconhecer a existência de pessoas com intelecto excepcional).
Modo de ver pessoal: o QI pode apontar certas aptidões ou facilidades para determindas áreas, contudo possuir um QI elevado ou baixo (como o texto mesmo mostra isso é uma definição não unânime) não significa obter sucesso, a muito tempo atrá vi em uma reportagem de um telejornal renomado uma matéria falando socre o assunto, na qual entrevistaram pessoas que obtiveram elevado resultado quando eram crianças, uma delas era o cantor roger do grupo Ultraje a Rigor, sendo que o mesmo afirmou que não mudou nada em sua vida, caso contrário estaria milionário, os demais também compartilharam o ponto de vista com outros argumentos. Na prática o que realemnte conta é o trabalho, empenho, dedicação e o quanto você quer realizar seus objetivos, isso explica os contrates como pessoas sem formação acadêmicas qaue se tornaram grandes empreendedores e vice-versa.
Veja algumas celebridades com QI elavado aqui.
Fonte: http://www.vademecum.com.br/sapiens/FAQs.htm acessado em 23/11/2010
Meu QI é de 126 sou superdotada e tenho 15 anos, mas não concordo com a resposta que voces colocaram na pergunta: como surge o superdotado, minha familia n combina com a resposta
ResponderExcluirMas se você fez esse teste na internet, pode ter certeza que seu qi está incorreto, vá a psicologa e saberá o seu qi real
ExcluirEles se expressaram mal, leia a tese de Eugenia de Galton, e sim, foi ela que inspirou o Nazismo. Mas tudo o que o ser humano descobre usa primeiro para matar hehe.
ExcluirThais, posso colocar em uma margem de erro que meu qi é de 126/130, de acordo com os resultados dos testes, minha família também não contribui, mas na vdd acho que esse meu Qi aumentou por causa do meu notbook que venho usando a 1ano e meio, e também questões relacionadas a fome de conhecimento.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNem a minha. Meu pai tem o ensino médio e minha mãe é semialfabetizada. Nunca saí do país. Falo inglês, espanhol e italiano porque estudei por mim mesma. Nunca frequentei uma boa escola e sempre tive problemas de interação. Nunca tinha visto um computador até ficar adulta. Livros sim, li mais de mil, por pura curiosidade e vontade de aprender. Meu QI é 134.
Excluirparabéns!
ExcluirEstudei até a quinta série do Ensino Fundamental parei de estudar no ano de 1995 e depois disso nunca mais frequenta escola em 2008 fiz uma única prova e conclui o ensino fundamental finalizando todas as matérias em uma só vez em 2012 prestei o ENEM em um só exame neste ano finalizei o ensino médio e com a nota do ENEM pelo SISU consegui entrar no instituto Federal de Ciências e computação do Estado de São Paulo fiz o teste de QI e consta que meu QI 110 é um QI normal
ExcluirO que o autor colocou foi uma possível condição e não uma regra. Se em sua família esse padrão não se encaixa muito bem; então simplesmente vc não faz parte do que o autor do blog e segundo a suas fontes considera a situação mais comum.
ResponderExcluirOutro ponto importante é que o teste de Q.I avalia sua condição de raciocínio logico, ou seja um ponto mais relacionado a exatas, e não a humanas como línguas, história, geográfica... Etc...
Os testes da internet não são confiáveis, pois em sua maioria produz um teste em condições não favoráveis, além de ter questões antigas e que por muitas vezes já são de conhecimento comum. Um exemplo é que meu Q.I comprovado é de 130, mas em um dos teste de internet o valor foi de 180; mas isso aconteceu por que a maioria da questões já eram de meu conhecimento.
Meus parabéns! Gênio! Estou procurando um neuropsicólogo para fazer o teste pois estiou curioso para saber o meu. Você poderia me indicar o seu?
ExcluirMeus parabéns! Gênio! Estou procurando um neuropsicólogo para fazer o teste pois estiou curioso para saber o meu. Você poderia me indicar o seu?
ExcluirTirei 135,no mensa 165,não acho que sou inteligente
ExcluirO que o autor colocou foi uma possível condição e não uma regra. Se em sua família esse padrão não se encaixa muito bem; então simplesmente vc não faz parte do que o autor do blog e segundo a suas fontes considera a situação mais comum.
ResponderExcluirOutro ponto importante é que o teste de Q.I avalia sua condição de raciocínio logico, ou seja um ponto mais relacionado a exatas, e não a humanas como línguas, história, geográfica... Etc...
Os testes da internet não são confiáveis, pois em sua maioria produz um teste em condições não favoráveis, além de ter questões antigas e que por muitas vezes já são de conhecimento comum. Um exemplo é que meu Q.I comprovado é de 130, mas em um dos teste de internet o valor foi de 180; mas isso aconteceu por que a maioria da questões já eram de meu conhecimento.
Pq n recomenda algum site confiável para o teste de QI kkkkk
ResponderExcluirMilha filha fez á avaliação intelectual, na escala de inteligência Wechsler para crianças - (WISC - IV).
ResponderExcluirObteve QI Total de 126, ela pode ser considerada uma criança super dotada ou não?
Milha filha fez á avaliação intelectual, na escala de inteligência Wechsler para crianças - (WISC - IV).
ResponderExcluirObteve QI Total de 126, ela pode ser considerada uma criança super dotada ou não?
Ela é quase super dotada. Ela é extremamente inteligente. Pela tabela é a partir de 130 ou acima que a pessoa é superdotada.
ExcluirNossa, adorei a matéria, parabéns! Bem esclarecedora e confesso que muitas coisas do que foi postado aqui batem comigo. Faz uns 15 dias, aos 42 anos de idade, que descobri, fazendo um teste que minha mulher também fez, que tenho um QI de 134. Fiquei muito espantado e, de certa forma, já desconfiava um pouco, pois tenho muita facilidade para aprender qualquer coisa, mais do que as outras pessoas, e sou bastante obcecado pela perfeição quando decido fazer ou aprender algo - isso, desde pequeno, despertando a inveja e o ódio de muita gente. Mas, ao mesmo tempo, fiquei bastante surpreso e feliz! Não sabia que tinha um QI tão alto! Abs.
ResponderExcluirvc fez o teste pela net ou foi em um neuropsicólogo? Poderia me indicar o seu neuropsicólogo caso tenha feito com esse profissional pois tenho curiosidade para saber o meu
Excluirvc fez o teste pela net ou foi em um neuropsicólogo? Poderia me indicar o seu neuropsicólogo caso tenha feito com esse profissional pois tenho curiosidade para saber o meu
Excluirvc fez o teste pela net ou foi em um neuropsicólogo? Poderia me indicar o seu neuropsicólogo caso tenha feito com esse profissional pois tenho curiosidade para saber o meu
ExcluirBom meu QI é de 144, concordo em parte com o autor, venho de uma família que não preza a formação cultural e acadêmica, cujos poucos livros que li na infância pouco me acrescentaram. Creio sim que a família pode influenciar, pois o individuo se absorve o que o meio lhe proporciona.
ResponderExcluirCaramba, 144 isso é um QI Genial (ou quase) para ser mais exato seria 145, você sabia que apenas 0,1% da população mundial pontuam como você? eu estou curioso agora, quais são os seus costumes? ou o que você geralmente pesquisa no Google? ou pode ser qualquer coisa.
ExcluirAcredito que ter um QI que excede a curva da normalidade e fazer um teste para comprovar o mesmo e apenas uma maneira de comprovar o quanto você já não se encaixa mais dentro dos padrões da media da população em geral.
ResponderExcluirSe a super dotação te faz ter uma visão de mundo x e seus pares dentro da normalidade uma visão de mundo y, a dotação se torna a anomalia e não o contrario.
Alem do que quem é diferente sabe que e diferente, não e necessário um teste para comprovar isso, salvo crianças que apresentam problemas de adaptação e os testes se fazem necessário para se ter uma educação adaptada a sua realidade.
Dizer o quanto o QI é alto é em outras palavras dizer o quanto você é normal, e o que há de errado em ser normal já que tirando os 2% da humanidade que não são os outros 98% hipoteticamente falando estão lá.
Afinal o QI ja vem no DNA? a melhora na pontuaçao e a medida q adquiri cultura?
ResponderExcluirO QI é genético, a causa de grande parte das pessoas não terem QI iguais aos dos pais é devido a determinadas partes do desenvolvimento do cérebro humano (que dura desde a infância até o começo da vida adulta) há maior plasticidade cerebral podendo-se construir mais ligações neuroniais, consequentemente, aumentando o QI em determinada área cerebral.
ExcluirDurante essas épocas, o QI do mesmo indivíduo pode variar até 20 pontos. Quando adulto, o cérebro fica estável e não cria mais ligações (o QI não aumenta nem diminui). No fim da vida (velhice), o cérebro começa a perder algumas ligações neuroniais por conta conta de degradação do órgão.
A adquirição de conhecimento ajuda para desenvolver essas ligações, mas não diretamente. Conhecimento é simplesmente copiar e colar arquivos para o disco rígido, mas, isso não vai ajudar sozinho a melhorar o desempenho do seu computador, se o seu computador tem problemas, você deve baixar e instalar programas de limpeza, antivírus, etc (a mesma coisa que exercitar determinada área do cérebro).
O ato de tentar compreender o que leu ou procurar artigos acadêmicos difíceis para compreender desenvolve certas áreas do seu cérebro que necessite para entender o artigo.
O cérebro é seletivo, sim, correto, se você não usar o lóbulo frontal (por exemplo) ele vai perdendo as suas conexões neuroniais, apesar disso, se você usar demais determinada região do cérebro ele vai criar mais conexões neuroniais para usar melhor.
Afinal o QI ja vem no DNA? a melhora na pontuaçao e a medida q adquiri cultura?
ResponderExcluirMeu Qi é de 137 e tenho 17 anos
ResponderExcluirFalo portugues, alemao, sei espanhola, entendo francês e italiano. Nunca frenquentei boas escolas, minha família tem alto conhecimento, mas n convivo direito com eles. Tudo que eu sei adquiri por vontade de ser diferente da sociedade. Não sendo uma pessoa alienada. Só o fato de nao pensar como os outros já muda tudo.
Meu qi é 87, estou bem na média, será que é conveniente eu seguir uma carreira acadêmica?
ResponderExcluirO seu QI é como um musculo vc pode exercita-ló, afinal, quanto mais conhecimento...
ExcluirAlgumas pessoas me acham inteligente, por que apendi a tocar instrumento e desenhar sozinho, mas sinceramente, não me acho inteligente, tem dias que estou tão preocupado que não me concentro em nada. Fiz um teste de QI e deu 120, sei que não posso confiar nisso, sei que não sou inteligente, inteligente é quem inventou essa geringonça que escrevo aqui..
ResponderExcluirMeu qi é aos 15 anos era 134 de acordo com o wisc mas eu não sou superdotado, pois eu não possui uma série de fatores. Por exemplo eu tenho facilidade em aprender, pois eu aprendi a tocar piano sozinho mas eu não aprendi a ler sozinho por exemplo.
ResponderExcluirGente fiz um teste de Qi na internet e deu 135, ai fiquei curioso pra saber qual era realmente meu Qi, fui na psicóloga e fiz o teste...deu 144
ResponderExcluirMeu QI é de 137 e tenho 13
ResponderExcluirEu fiz na internet e deu 137, mais errei um pq meu cel ta um pouco bugado
ResponderExcluirO meu QI deu 89 isso significa ruim ou bom?
ResponderExcluirBom, pelos sinais tanto familiares como também de comportamento e mentalidade, e ainda o meu teste de QI que ficou entre 200 e 209, acho que sou um Gênio.
ResponderExcluirBoa tarde. Fiz um teste QI aproximados dez anos e a avaliação foi de 126.agota fiz novo teste e atinjo 149..quiz confirmar e fiz teste na Net atingi 146 pode haver está variação?
ResponderExcluirAcredito que sim. Não sou nenhum especialista no assunto . Mas o meu também ganhou pontos consideráveis depois da adolescência. E depois que aprendi outras línguas.
ExcluirParabens para todos vcs,que busca todo tipo de conhecimento este tipo de sede de aprender todo tipo de coisas,um dia este conhecimento irá ajudar seus irmãos 777
ResponderExcluir